LAUDO NR13 – VASOS SOB PRESSÃO E CALDEIRAS

Em primeiro lugar, o laudo NR13 visa garantir que o vaso sob pressão da empresa possui os requisitos, bem como as condições mínimas de segurança para o seu perfeito funcionamento.

Através de teste hidrostático, bem como medição de espessura de chapa (ultrassom) com equipamentos específicos; os resultados são confrontados com os parâmetros previstos na NR13.

Além disso, a elaboração deste laudo conta também com inspeção visual e testes nos demais dispositivos de segurança constantes no equipamento.

Logo após, caso sejam identificadas não conformidades no equipamento, serão indicadas ações de correção e melhoria em atendimento a norma.

Por fim, com o laudo de NR13 pronto, será emitida ART (CREA-SP) por Engenheiro credenciado pela DRT-SP.

Informações complementares

O profissional legalmente habilitado para fins de elaboração do laudo de NR13 é o Engenheiro Mecânico.

O Engenheiro mecânico, ocasionalmente poderá ser auxiliado por um técnico em segurança do trabalho ou um técnico em eletrotécnica com conhecimentos na NR13.

Dentre o desenvolvimento do laudo destacamos:

  • Anotação no livro de Registro de Segurança;
  • Vasos sob Pressão;
  • Inspeção dos vasos e acessórios (Manômetros, Válvulas de Segurança, entre outros);
  • Abertura e atualização do Livro de Registro de Segurança;
  • Calculo da PMTA;
  • Medição de espessura da chaparia (Tampos e Costado), através de Ultrassom.

Por se tratar de uma norma regulamentadora da SIT – Secretaria de Inspeção do Trabalho; torna-se obrigatório a todas as empresas que possuem vasos sob pressão, caldeiras, bem como de compressores a elaboração deste laudo.

Estar em dia com as normas de segurança é algo que pode trazer vantagens enormes; tendo em vista que a segurança do trabalho é algo essencial para o funcionamento de uma empresa saudável e que queira consolidar o seu nome no mercado.

Cada dia mais os trabalhadores estão mais conscientizados nessa questão; ou seja, estão mais exigentes na hora de escolher o ambiente de trabalho em que irão se submeter a trabalhar.

Além disso, reduz o risco de receber uma fiscalização dos órgãos competentes que podem gerar multas caso não estejam com os documentos em dia.

Por fim, preocupar-se com a segurança de seus trabalhadores pode ser muito vantajoso e trazer mais produtividade para o seu negócio.

Solicite um orçamento agora UM ESPECIALISTA EM MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTÁ PRONTO PARA TE ATENDER AGORA NO TELEFONE A SEGUIR: LIGUE AGORA: (11) 2400 1176.

Atenção: Temos condições especiais para treinamentos de acordo com as normas NR10, NR23 e NR35.