Em primeiro lugar, o objetivo do Laudo de Para Raios é fornecer informações referentes às atuais condições da instalação do SPDA.
O Termo SPDA significa – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (Pára-Raios); para efeito de atendimento às prescrições da NBR 5419/2015 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
A medição Ôhmica é um item muito importante para atestar se o pára-raios do seu condomínio ou empresa está atuando.
O profissional legalmente habilitado para a realização do laudo de para raios é o engenheiro eletricista; que em alguns casos pode ser auxiliado por exemplo, por um técnico em segurança do trabalho ou um técnico em eletrotécnica.
Esse auxílio pode estar relacionado a parte operacional do laudo de para raios como a coleta de informações, vistoria técnica, bem como a digitação deste documento.
Porém o laudo de pára raios deverá conter a devida ART – Anotação de Responsabilidade Técnica emitida por profissional legalmente habilitado ou seja emitida por engenheiro eletricista como citado anteriormente.
Informações complementares
Ter um para-raios instalado não significa que ele esteja protegendo seu patrimônio contra descargas atmosféricas.
É através da medição ôhmica, que é verificada através de aparelhos específicos como o miliohmímetro, que pode ser verificada a medição ôhmica, que deve estar dentro do limite aceitável nas normas técnicas, e de segurança.
As medidas de melhoria (caso existam) são parte integrante deste laudo; no entanto, após as adequações da edificação, é importante que seja realizada uma nova inspeção para atualização do laudo.
Escolher uma empresa com profissionais capacitados para a elaboração deste laudo é muito importante; principalmente porque as normas vão se atualizando continuamente.
A exigência deste laudo pode também estar relacionada à obtenção do AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.