LTCAT – Laudo Téc. das Condições do Amb. de Trabalho.

LTCAT

Em primeiro lugar, o LTCAT é um laudo conclusivo, que tem a finalidade de explicar as condições dos ambientes de trabalho, mostrando todos os agentes – químicos, físicos, biológicos – que causam prejuízo à saúde do trabalhador em cada ocupação.

Entenda o LTCAT.

O LTCAT é realizado a partir de vistoria técnica minuciosa afim de conhecer as atividades diárias desenvolvidas pelos colaboradores.

Outros fatores também são relevantes, como a intensidade bem como a concentração dos agentes ambientais dos quais tais colaboradores estão expostos.

Para o cumprimento deste objetivo, vale lembrar que a maioria dos agentes ambientais só podem ser reconhecidos como insalubres quando são realizadas medições quantitativas de cada agente.

Deve ser verificado também o tempo de exposição e após isso comparando os resultados com os limites de tolerância estabelecidos na NR 15.

Caso o agente não esteja listado; devem ser utilizados os parâmetros de normas internacionais como a ACGIH – American Conferences of Governamental Industries Higienists.

Realização do LTCAT.

Para a realização de avaliações quantitativas, são utilizados equipamentos específicos como:

  • Dosímetros de Ruído;
  • Bombas Gravimétricas;
  • dentre outros equipamentos.

Os equipamentos deverão estar acompanhados de seus devidos kits de amostragem para a coleta necessária.

Após realizadas as medições, é necessário o envio dos kits de amostragem a um laboratório para que seja emitido um laudo para cada medição informando qual é a concentração do agente projetando-o para uma jornada de trabalho de 8 horas.

Caso os resultados obtidos estejam acima dos limites de tolerância, devem ser propostas medidas de eliminação ou atenuação dos agentes agressivos, para que os mesmos sejam reduzidos afim de neutralizar os efeitos e garantir que a saúde dos trabalhadores não serão afetadas no decorrer dos anos.

O LTCAT atende a legislação do Ministério do Trabalho e do INSS em relação a concessão ou não de aposentadoria especial.

Composto de Avaliações Ambientais; o documento retrata dentro do ambiente laboral da Empresa a real exposição dos trabalhadores envolvidos, aos agentes físicos, químicos e biológicos em função das suas atividades.

Solicite um Orçamento agora, UM ESPECIALISTA EM MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO ESTÁ PRONTO PARA TE ATENDER AGORA NO TELEFONE A SEGUIR :

LIGUE AGORA: (11) 2400 1176

Atenção: Temos condições especiais para treinamentos de acordo com as normas NR10, NR23 e NR35