NR 23 o que é? NR 23 o que é? Proteção Contra Incêndios, Para que Serve? Veja!
A NR 23, norma regulamentadora que estabelece a Proteção Contra Incêndios, foi publicada pela portaria 3.214 lá atrás no ano de 1978 e desde então passou por 4 alterações e se tornou uma norma especial para àqueles que desejam trabalhar ou se voluntariar à formação de uma brigada de incêndio ou pretende atuar como bombeiro civil.
O que é NR 23 e para que serve?
Inicialmente quando foi publicada a norma, a NR 23 abordava uma série de questões relacionadas a combate e prevenção contra incêndio e ainda falava sobre tipos de extintores, validade, métodos de extinção do fogo.
Logo no seu primeiro item ela cita que os empregadores devem adotar medidas de combate e prevenção contra incêndios e observando as legislações estaduais e as normas técnicas.
Portanto, a própria NR se isentou dar esse direcionamento e deixou a cargo de cada órgão estadual, onde as medidas são adotadas de diferentes formas.
Porque foi criada a NR 23?
Dentro dessa norma, ela faz algumas exigências para os empregadores.
Uma dessas exigências é informar os seus trabalhadores sobre algumas condições dentro da empresa e uma dessas informações refere-se à utilização dos equipamentos de prevenção contra incêndio.
Afinal de contas, de nada adianta o empregador ter uma série de equipamentos sendo os principais como hidrante, mangueira, extintor, roupas de proteção e os trabalhadores que lá laboram não souberem utilizar devidamente para que ocorram os seus devidos efeitos, conforme o objetivo da NR 23.
É exigido então, o empregador informar aos seus trabalhadores como que eles podem fazer para utilizar os equipamentos de combate e prevenção contra incêndio.
É muito importante que os trabalhadores saibam utilizar os equipamentos de combate e prevenção contra incêndio e outras informações de procedimentos para evacuação dos locais de trabalho, caso haja alguma ocorrência.
O local precisa ser evacuado e essa evacuação precisa ser minimamente de forma organizada o que a gente muitas vezes não vê.
Uma outra informação valiosa é que a norma exige que a empresa passe para os trabalhadores esta relação aos dispositivos de alarmes existentes.
Afinal de contas os trabalhadores precisam saber o que é um alarme de incêndio justamente para eles poderem ter a noção e saber o que fazer da forma correta.
Quais são as principais regras da NR 23?
A norma ainda faz uma série de exigências com relação às saídas de emergência e uma dessas exigências é que o estabelecimento possua a quantidade de saídas a disposição delas de acordo com o quantitativo de trabalhadores que lá existe, para que desta forma eles consigam evacuar aquele local de maneira minimamente ordenada sem causar transtornos ou algum tipo de ocorrência negativa.
Portanto, a quantidade de saídas de emergência a disposição, localização é preconizada pela norma, como sendo item imprescindível.
Momento da evacuação do local e o trajeto rumo às saídas de emergência deve ter a sua sinalização de forma clara, incluindo aberturas, saídas, escadas e as vias de passagem devem ter o seu trajeto orientado através de placas e sinais luminosos.
Isso é para que facilite para que as pessoas que irão percorrer até a saída de emergência, consigam fazer isso de forma organizada, sabendo exatamente qual é o trajeto que deve ser realizado durante a jornada de trabalho.
Nenhuma dessas saídas de emergência podem estar trancadas ou ter o seu acesso bloqueado.
Afinal de contas nunca se sabe quando vai precisar utilizar.
O que pode ser feito é equipar as saídas de emergência com dispositivos de travamento que possam ser acessados por dentro pela parte interna do estabelecimento.
O mais importante é seguir a orientação da norma e as normativas estaduais, técnicas, chamadas instruções técnicas e de cada estado de modo que a empresa atenda essas orientações e possa atuar de forma segura com relação ao combate e prevenção contra incêndios.