PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Em primeiro lugar, o PPRA é um documento de ação contínua, um programa de gerenciamento.

O PPRA tem como objetivo estabelecer ações que garantam a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, identificando os riscos existentes em seu ambiente de trabalho.

Riscos Ambientais: São aqueles causados por agentes biológicos, físicos ou químicos que; presentes no ambiente de trabalho, podem ocasionar danos à saúde do trabalhador por causa de sua natureza, concentração, intensidade ou tempo de exposição.

O documento base, previsto na estrutura do PPRA, permanecerá na empresa a disposição da fiscalização, junto com um roteiro das ações a serem empreendidas para atingir as metas do Programa.

Em resumo, se houver apenas um documento, mas as medidas não estiverem sendo implementadas pela empresa e avaliadas pelo técnico de segurança, o PPRA, na verdade, não existirá.

O programa de prevenção de riscos ambientais foi criado em 29 de Dezembro de 1994, através da NR 9, pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho.

O PPRA possui uma obrigatoriedade legal e; como o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, melhora a produtividade e as condições de trabalho do colaborador.

A implantação do programa também previne futuros processos judiciais cíveis, trabalhistas e previdenciários; pois evita o surgimento de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

O que a FATO pode fazer por você?

A Fato serviços irá implementar o PPRA a partir da elaboração de um documento base por ano; mediante a visita técnica de um profissional de segurança do trabalho nas dependências do cliente.

Em tal documento constará o os riscos a que os colaboradores estão expostos, medidas de segurança propostas e cronograma de atividades.

Será elaborado um planejamento anual com o estabelecimento de metas priorizadas e cronograma, uma forma de registro para organizar a manutenção e divulgação dos dados; gerando assim, uma periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA.

Serão efetuadas, da mesma forma, as avaliações quantitativas de ruído e iluminação, trabalhando com estratégia e metodologia de ação; para que o cliente possa ter o acompanhamento periódico do programa na empresa.

Etapas de implantação do PPRA

  • Antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos);
  • Planejamento das medidas de controle dos riscos;
  • Elaboração de ações preventivas;
  • Monitoramento qualitativo e quantitativo do ambiente;
  • Registro e divulgação dos dados;
  • Cronograma de execução das prioridades;
  • Desenvolvimento do documento base;
  • Documento base e relatórios anuais;
  • Laudos ergonômicos;
  • Laudos técnicos.

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