
O Atestado de Saúde Ocupacional é necessário para comprovar o bom estado de saúde físico e mental do funcionário para exercer a função a que será destinado.
É realizado por um médico com o objetivo principal de identificar doenças ocupacionais.
Em tempos de tanta tecnologia disponível na área médica, algumas pessoas se esquecem da importância do ASO para o diagnóstico e tratamento de doenças.
Obrigatoriedade: O atestado de saúde ocupacional é um exame médico simples e obrigatório que está previsto no artigo 168 da CLT, o qual diz:
“Será obrigatório exame médico, por conta do empregador, nas condições estabelecidas neste artigo e nas instruções complementares a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho (Norma Regulamentadora nº 7 (NR-7), item 7.4.1, da Portaria nº 3.214/78): I – na admissão; II – na demissão; III – periodicamente”.
Ou seja, podemos notar que a realização deste documento é imprescindível na gestão dos empregados de uma empresa; afinal, garantir o monitoramento da saúde dos trabalhadores na execução de suas atividades é responsabilidade da empresa.
Exames Complementares e a aplicação no Atestado de Saúde Ocupacional.
São denominados exames complementares todos aqueles que auxiliam o médico na elaboração de um diagnóstico.
Esses exames são feitos de acordo com a definição do médico coordenador do PCMSO do empregador e devem incluir todos os exames complementares mínimos obrigatórios por lei.
Existem alguns exames complementares que são mais comuns na medicina do trabalho, citaremos alguns deles para conhecimento:
- Audiometria;
- Acuidade visual;
- Hemograma completo;
- Glicemia;
- Eletrocardiograma;
- Eletroencefalograma;
- Espirometria;
- Raio-X do Tórax;
- Coprocultura;
- Parasitológico das fezes;
- TGO;
- TGP;
- Gama GT;
- Dentre outros.
Às vezes, podem ser exigidos outros exames que não constam na listagem acima; por exemplo, em casos de riscos específicos como o contato com gasolina que recomenda a realização de exames de urina.
Após a realização dos exames complementares contidos no PCMSO, em seguida, os mesmos deverão ser mencionados no Atestado de Saúde Ocupacional.
Vale lembrar que a nossa empresa realiza todos esses exames no mesmo local, assim o seu colaborador não precisará se deslocar para vários locais.
Essa facilidade proporciona menor custo e otimiza o tempo dos seus colaboradores, além de atuarmos com atendimento por ordem de chegada.
Solicite um orçamento agora
um especialista em medicina e segurança do trabalho está pronto para te atender agora no telefone a seguir:
ligue agora: (11) 2400 1176.
Temos condições especiais para treinamentos de acordo com as normas NR10, NR23 e NR35.