A Medicina do Trabalho possui uma finalidade?
Essa pode parecer uma pergunta um tanto incomum, mas a medicina do trabalho é um ramo de extrema relevância.
A finalidade da medicina do trabalho é garantir que os trabalhadores dos mais diversos tipos de atividade possam trabalhar com a garantia de que estarão com a sua saúde devidamente protegida.
Desde que estejam sendo respeitadas as diretrizes da NR 07 dos órgãos de saúde e segurança do trabalho.
Se você ainda não possui uma assessoria em medicina do trabalho para lhe assessorar, estamos prontos para atendê-los.
Basta ligar ou enviar a sua mensagem e um profissional entrará em contato com você!
Medicina do trabalho em SP, quais as vantagens?
Contratar uma empresa de medicina do trabalho em SP tem suas vantagens, principalmente se a sua empresa tiver alguma sede ou filial em SP.
Pois os seus colaboradores não precisarão se deslocar para lugares distantes, otimizando assim o tempo dos seus colaboradores.
Possui uma grande vantagem as empresas de medicina do trabalho em SP que estão localizadas próximas a estações de metrô.
É o caso da FATO OCUPACIONAL, pois estamos localizados ao lado do metrô República, que é a segunda estação mais movimentada por trabalhadores de SP; sendo fácil acesso as principais linhas do metrô como por exemplo a linha Amarela e Vermelha.
Medicina ocupacional, tem diferença?
Medicina ocupacional, ou medicina do trabalho? Para ser sincero, não há nenhuma diferença, apesar de algumas pessoas preferirem uma ou outra.
A palavra “ocupacional” é derivada de ocupação, que aplicando ao trabalho seria o fato de ocupar determinado cargo.
Poderíamos definir o termo medicina ocupacional como medicina de cargos/trabalho.
Clinica medicina do trabalho, como encontrar?
Atualmente a melhor forma de encontrar clinica medicina do trabalho é através da internet; basta entrar em qualquer site de pesquisa e digitar a palavra clinica medicina do trabalho que você irá encontrar diversas opções.
Após isso, basta escolher a clinica medicina do trabalho que mais lhe agradar e que puder atender melhor a sua demanda.
Medicina e segurança do trabalho, andam juntas?
A resposta é sim, medicina e segurança do trabalho estão sempre juntas, tendo em vista que ambas estão previstas na portaria 3214/78. Sendo que, na maioria dos casos uma norma depende da outra para se tornar eficaz.
Um exemplo disso é o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional que, para ser elaborado, precisa do PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, tendo em vista que o PPRA se refere à segurança do trabalho e PCMSO à medicina do trabalho.
Médico do trabalho, tem relação com a medicina do trabalho?
Na hierarquia do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho; o médico do trabalho está ocupando um dos cargos de liderança, acompanhado do engenheiro de segurança do trabalho.
Como coordenador medico das empresas no âmbito da saúde dos trabalhadores, o médico do trabalho coordena o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional da empresa, realizando o monitoramento da saúde dos trabalhadores através dos exames admissionais, demissionais, periódicos, mudança de função e de retorno ao trabalho e dos exames complementares quando houver.
Como fazer medicina do trabalho?
O requisito principal para poder cursar medicina do trabalho é ter cursado medicina. Após concluída esta tarefa, o profissional devera se matricular em uma instituição que possua este curso de pós-graduação em medicina do trabalho.
Concluída a pós-graduação, o profissional deverá entrar em contato com o CREMESP, seguir o tramite para o reconhecimento desta especialização. Após concluído, poderá exercer a sua nova profissão.
Qual o salário de um médico do trabalho?
É uma das profissões mais bem remuneradas.
O valor médio do salário de um médico do trabalho é de R$ 9.000,00 para uma jornada de 28 horas semanais.
O salário pode ser “aparentemente baixo”, mas deve-se levar em conta de que um trabalhador comum tem uma jornada de 44 horas semanais, que são 16 horas a mais do que as horas trabalhadas de um médico do trabalho.
Uma das formas que o médico do trabalho costuma fazer para complementar a sua renda é se tornando médico coordenador de mais de uma empresa, atuando em suas horas vagas, ou realizando parcerias com consultorias em segurança do trabalho para alcançar mais empresas e maximizar os seus ganhos.
Quando procurar um médico do trabalho?
Esta especialidade é exclusiva para doenças oriundas do trabalho.
O mais correto seria procurar um médico do trabalho antes mesmo de abrir uma empresa, pois as Normas Regulamentadoras (NR´s) tem como objetivo principal a antecipação e reconhecimento dos riscos; ou seja, antes de iniciar uma atividade já devemos saber quais são os riscos e os exames que os funcionários deverão ser submetidos para garantir o perfeito monitoramento da saúde deles.
A vantagem de uma empresa em dia com as Normas Regulamentadoras é principalmente a garantia de que os seus trabalhadores estarão atuando as suas atividades sem correr riscos tanto à sua saúde como à sua segurança, gerando produtividade, confiança e boa relação com os trabalhadores.
Muitas empresas desconhecem o custo de um acidente do trabalho ou uma doença adquirida através da exposição a um determinado risco que não foi minimizado, e afirmo que esses custos podem ir além do que uma empresa possa pagar; se você se importa com o patrimônio da sua empresa, cuide da saúde e segurança dos seus trabalhadores, pense nisso!
Quais os principais exames da medicina do trabalho?
Apesar de possuir uma infinidade, alguns são mais comuns.
Dentre os mais conhecidos estão os exames admissionais, demissionais, periódicos, mudança de função e retorno ao trabalho; que são chamados de “exame clinico”.
A nomenclatura admissional significa que o exame é realizado no ato da admissão.
Demissional, significa após a dispensa do empregado.
Periódicos é quando o trabalhador tem de fazer o exame de tempos em tempos de acordo com a periodicidade prevista no PCMSO da empresa.
Mudança de função, é propriamente quando um trabalhador muda de função, como por exemplo quando é promovido.
Retorno a trabalho é quando um trabalhador ficou afastado durante um período superior a 30 dias, seja por motivo de parto, doença ou acidente, seja por motivo de trabalho ou não.
Exames complementares
Porém, somente esses exames em alguns casos não são suficientes para realizar o monitoramento da saúde de um trabalhador.
Principalmente se a sua atividade de trabalho o colocar em algum risco como por exemplo o ruído, mais conhecido como barulho.
Quando uma atividade expõe um trabalhador a um risco como esse, o médico do trabalho poderá exigir alguns exames adicionais, esses exames adicionais são “Complementares”.
Existe uma infinidade desses exames dentro da área médica, mas iremos citar os exames complementares mais comuns dentro da medicina do trabalho.
Mencionaremos também a relação do risco x exame como alguns Exemplos para melhor entendimento:
- Ruído – Audiometria;
- Poeira – Espirometria;
- Poeira – Raio X do tórax;
- Trabalhos em altura – Glicemia.
Após a realização do exame médico acompanhado dos exames complementares, o médico irá avaliar os resultados desses exames e definir se o trabalhador está apto ou não para o trabalho.
O nome do documento que é emitido com essa aptidão ou não se chama ASO – Atestado de Saúde Ocupacional, dentro dele consta a relação dos exames complementares, e outras informações obrigatórias como por exemplo a Razão social da empresa, o CNPJ e os dados do trabalhador, como nome completo, RG data de nascimento, função (que irá exercer ou exerce) e o setor.
Existem algumas outras informações obrigatórias para o ASO e caso você queira saber todas elas, as mesmas estão previstas na NR 07.
Este artigo não tem a intenção de determinar os exames obrigatórios de acordo com os riscos, os exemplos citados acima são exclusivamente para que o leitor compreenda a relação entre risco x exame.
Caso você queira saber quais exames a sua empresa precisa realizar em seus colaboradores, procure uma consultoria em segurança e medicina do trabalho, como por exemplo a FATO OCUPACIONAL.
FATO, uma medicina do trabalho localizada no centro de SP.
Estar no centro de SP, é um privilégio devido ao fácil acesso.
Nós da FATO OCUPACIONAL estamos localizados no centro da cidade, próximo ao Metrô República, com o objetivo de proporcionar maior comodidade e praticidade aos nossos clientes.
Possuímos uma ampla estrutura para atender as demandas de medicina do trabalho dos mais variados clientes, desde o segmento do comércio até as indústrias químicas, pois possuímos profissionais altamente capacitados e uma infraestrutura médica com a abrangência de todos os exames complementares que a sua empresa precisa.
Todos os exames são realizados no mesmo local, que é um diferencial nas empresas de medicina do trabalho de SP, que em muitos casos exige que os seus colaboradores transitem por vários endereços, prejudicando assim a produtividade dos seus colaboradores por gastarem as vezes o dia todo para realizar os exames.
Nossa medicina do trabalho atende de segunda a sexta feira, atendendo por ordem de chegada, não deixe de entrar em contato e realizar um orçamento conosco. certamente iremos te surpreender com nossa estrutura e capacidade técnica de atender a sua empresa da melhor forma possível.
Se a sua empresa tem abrangência nacional e precisa de atendimento em outras filiais que estejam localizadas em outras cidades além de SP, fique tranquilo(a), temos um time de empresas parceiras e temos a capacidade de lhes atender em todo o território nacional, independente da sua localização.
Aguardamos ansiosamente a sua ligação!